Saturday, March 2, 2024
Google search engine
InícioTecnologiaCinco dicas para se preparar para o mundo do trabalho com o...

Cinco dicas para se preparar para o mundo do trabalho com o uso da Inteligência Artificial

O rápido avanço tecnológico e o surgimento de novas ferramentas, estão impactando diretamente o futuro do mundo do trabalho. Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, 23% das ocupações devem mudar nos próximos cinco anos e o futuro profissional se baseará principalmente em funções ligadas à inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Dentre os empregos que terão mais destaque, o Especialista em Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado em Máquina (machine learning) ocupa o primeiro lugar no ranking publicado pelo Fórum. Os dados ainda apontam que 75% das 803 empresas consultadas devem incorporar IA em seus negócios.

De acordo com Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech, profissionais de todas as áreas devem se atualizar e adotar as novas tecnologias para se manter ativos no mercado. A especialista separou cinco dicas para auxiliar os interessados a iniciar na área de inovação e Inteligência Artificial.

Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech
  1. Entenda como a IA é aplicada e suas possibilidades

Para começar a trabalhar com inteligência artificial, é importante entender como essa tecnologia funciona e suas possíveis aplicações. Diferente do que muitas pessoas acreditam, esta área não se limita às disciplinas de exatas, como matemática e computação. Questões filosóficas e de lógica, interpretação de texto, neurociência e psicologia também estão fortemente ligadas ao desenvolvimento de uma IA.

Portanto, é importante procurar sobre os fundamentos do desenvolvimento da inteligência artificial, como ela pode ser aplicada e suas possibilidades no mercado atual e futuro. Utilize todas essas informações para construir uma base forte de conhecimento que possibilitará uma carreira bem-sucedida no setor.

  • Desenvolva habilidades críticas, criativas e de resolução de problemas

Muito se fala sobre como essa ferramenta pode substituir tarefas repetitivas, mas é importante ressaltar como ela valorizou as soft skills que são intrínsecas do ser humano, como a criatividade, pensamento crítico e a resolução de problemas.

“O profissional de IA será o responsável por articular como as demandas dos clientes serão traduzidas em soluções”, explica Sylvia. Portanto, para se tornar um bom profissional em IA, é preciso estar com as suas habilidades afiadas.

  • Estude sobre o uso de dados e tenha em mente as limitações éticas da sua função

Nos últimos anos, as questões ligadas ao uso de dados, privacidade e governança se tornaram centrais no mercado tecnológico. É importante ressaltar que os modelos de inteligência artificial são treinados a partir de bases de dados. Dessa maneira, é importante ter conhecimento sobre as questões morais que englobam este setor e evitar quaisquer problemas de má conduta sobre o uso de dados alheios.

  • Aprenda na prática

A prática é indispensável para a aplicação de conhecimentos. Entender o cotidiano de uma empresa, acompanhar um projeto e como os processos se desdobram são diferenciais no mercado de trabalho.

Além do conhecimento técnico adquirido a partir da experiência, encontros, workshops e hackathons são ótimas opções para desenvolver habilidades de comunicação, resolução de problemas e de inteligência emocional.

“Participar de iniciativas de código aberto, iniciar um projeto pessoal ou até mesmo colaborar com outros profissionais são possibilidades fundamentais para montar um portfólio poderoso”, ressalta a especialista.

  • Busque por comunidades de profissionais da mesma área

Por fim, nada melhor que companhia para trilhar essa jornada. Esteja mudando de área ou começando no mercado de trabalho, o senso de comunidade é um importante incentivo para evoluir em uma profissão. Além de promover trocas de experiências cruciais, construir uma rede de contatos é fundamental para um bom desenvolvimento pessoal e profissional.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES