As transações realizadas via Pix se tornaram comuns no dia a dia e no Brasil. Para proporcionar mais segurança às pessoas em suas movimentações e evitar possíveis fraudes, o “Seguro Pix” é uma boa alternativa oferecida pelas seguradoras.
A Generali, por exemplo, atua no segmento e oferece Seguro para essas transações, contemplando situações como roubo, subtração com evidência ou sob coação em transferências de dinheiro não-autorizadas. Há diversos tipos de seguros desta modalidade, o que inclui o Seguro Pix.
Vale lembrar que, desde o lançamento dessa modalidade, os pagamentos instantâneos ganharam fôlego no país. Segundo levantamento da ACI WorldWide, o Brasil é o segundo com maior número de transações em tempo real no mundo. Em 2022, foram mais de 29 bilhões de transações desse tipo no país, cerca de 15% do total no mundo.
Até por conta disso, seguros desta moidalidade podem ser um bom investimento já que, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), esse tipo de ataque mais do que dobrou – cresceu 165% – entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro de 2021.