Saturday, March 2, 2024
Google search engine
InícioESGESG: como a tecnologia pode apoiar o atingimento de metas?

ESG: como a tecnologia pode apoiar o atingimento de metas?

Auana Vicente

Não há como negar que o cenário empresarial moderno está em constante evolução. Impulsionado por uma crescente conscientização das questões relacionadas ao ESG, que envolve os aspectos acerca do meio ambiente, sociedade e governança, as empresas agora reconhecem que o sucesso vai além dos lucros e que o compromisso com tais metas desempenha um papel fundamental em sua trajetória. Diante disso, o uso da tecnologia possui um papel vital a fim de garantir este propósito, proporcionando benefícios tanto para as organizações quanto para seus clientes.

Sabemos que a tecnologia permite que as empresas coletem e monitorem uma ampla gama de dados. No que condiz ao ESG, por meio de seu uso, torna-se possível obter informações que vão desde a gestão de emissões de carbono, até a governança corporativa e práticas de trabalho. Por sua vez, essa coleta é mais precisa e eficaz quanto automatizada – algo que pode ser obtido através da integração de sistemas.

Isso é, os negócios têm a possibilidade de configurar seus sistemas para rastrear e relatar métricas específicas, permitindo que o progresso seja monitorado de forma contínua. E, além dessa ação ajudar a garantir o cumprimento das metas estabelecidas, também auxilia a fortalecer o compromisso sólido com a sustentabilidade e responsabilidade, bem como integrar os pilares do ESG diretamente na estratégia empresarial.

Vale destacar que, dentro dessas estratégias, a transparência é um aspecto crucial e altamente valorizado, principalmente, pelos clientes, que estão cada vez mais atentos. Como prova disso, segundo uma pesquisa da OpinionBox, 67% dos consumidores procuram sobre as práticas ESG de uma empresa antes de fazer uma compra, e outros 57% afirmaram que deixam de adquirir um produto quando verificam que a empresa não se enquadra nestes requisitos.

Ou seja, se o negócio assegura ter ávido o compromisso com o conceito, é necessário que isso seja transmitido na prática – principalmente, levando em conta que a experiência do cliente vem sendo um tópico altamente buscado. Para que haja uma personalização deste atendimento de forma mais sólida e assertiva, é essencial que as informações sejam centralizadas e colhidas por meio de integrações que estarão customizadas e baseadas em suas preferências. Deste modo, a organização pode oferecer opções de produtos que estejam alinhadas com tais princípios e, consequentemente, atender suas expectativas ao mesmo tempo que incentiva práticas de investimentos sustentáveis e responsáveis.

Obviamente, conciliar todos esses aspectos não é uma tarefa simples, mas pode se tornar mais fácil com o apoio de um ERP. Através da ferramenta de gestão, é possível exercer uma gestão automatizada que vem ao encontro da promoção da sustentabilidade, uma vez que ajuda a reduzir o desperdício de recursos, melhorar a eficiência energética e diminuir o impacto ambiental – fortalecendo não só a posição da organização frente ao ESG, mas também contribuindo para economias de custos significativas.

Em suma, o uso da tecnologia com o apoio de ferramentas de gestão está desempenhando um papel cada vez mais importante no atingimento de metas de ESG nas organizações. Afinal, além de facilitar as coletas e análises de dados, também fortifica a transparência, e eleva a o nível da experiência dos clientes por meio de um atendimento ainda mais direcionado e assertivo.

Deste modo, as empresas que estão adotando essa abordagem não apenas se tornam líderes nos aspectos de responsabilidade social e ambiental, mas também asseguram seu valor perante os clientes, reforçando a confiança na marca – algo extremamente importante em um mundo empresarial de constante mudança. Não à toa, segundo um estudo da KPMG, foi identificado que 76% das empresas brasileiras já incluem as práticas ESG em seu modelo de negócio, sendo que esta estratégia é fundamental para conquistar a preferência do consumidor final.

Levando em conta o atual cenário, não há como negar que o futuro dos negócios está intrinsecamente ligado ao compromisso com o ESG, que cada vez mais irá servir de parâmetro frente ao firmamento dos negócios e conquista dos clientes. E, para trilhar esse caminho com sucesso e eficiência, a tecnologia será sempre a ferramenta assertiva para guiar essa jornada.

Auana Vicente é especialista Customer Success do Grupo Inovage.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES