Rafalela Ainsworth Rey
Basta olhar os hábitos de consumo das pessoas para notarmos que eles estão diferentes. De acordo com a pesquisa da Dessault Systèmes, 83% dos consumidores esperam que os produtos ou serviços se adaptem às suas necessidades em questão de momentos ou horas.
A pesquisa também aponta que os consumidores estão dispostos a pagar, em média, até 25,3% a mais pela customização. Isso nos mostra que, para as marcas serem competitivas no mercado, o conceito “tailor made” deve ser adotado na maioria dos seus produtos e serviços, incluindo as ações de live marketing.
O tailor made, também conhecido como sob medida, é a principal via para transformar a experiência de consumo e interação com a marca. Soluções personalizadas são capazes de elevar a satisfação e fidelizar o consumidor, mas poucas marcas focam na fidelização. Segundo uma pesquisa da Invesp, 44% das empresas focam em aquisição, e somente 18% têm a retenção como foco.
Ativações sob ótica do tailor made permitem uma maior aproximação, reconhecimento e lembrança de marca junto ao consumidor. Você já possui os dados necessários para conhecer as necessidades do cliente e, com isso, é possível utilizá-los para aproveitar diferentes ocasiões e momentos a fim de impactar o consumidor com algo personalizado e relevante.
Espaços sob medida criam uma experiência única para o público. Isso se torna uma grande vitrine, já que a ação é um ponto de comunicação criativa entre a marca e o consumidor. Esse diálogo leva as pessoas a um novo patamar de confiança com aquela empresa e, consequentemente, a um maior engajamento com a mesma.
A presença de ações de live marketing tailor made em pontos de venda (PDVs) e em parcerias são capazes de estimular o consumo. Isso ocorre porque a marca expande sua presença no local e se torna mais atrativa ao cliente, já que também permanecerá por mais tempo em sua mente.
Em espaços próprios, ativações tailor made exploram a força e os atributos da marca em experiências personalizadas para seus públicos de interesse, criando uma ocasião de consumo em torno da marca.
Uma ativação tailor made traz um diferencial importante para a marca, não apenas ao criar uma experiência única e íntima com o consumidor, promovendo assim uma forte conexão, mas também ao entregar ao cliente algo personalizado, de valor, que satisfaça suas necessidades. Isso gera engajamento e novas oportunidades de inovação.
Rafalela Ainsworth Rey – especialista de planejamento da faro ag, especialista em ativação de marca