Thursday, July 25, 2024
Google search engine
InícioESGEmpresas apostam em Green Tech para transformação sustentável

Empresas apostam em Green Tech para transformação sustentável

Urgente e de impacto mundial, a preocupação com a aceleração significativa das mudanças climáticas há muito deixou as florestas e atingiu os principais pólos urbanos. Em atuação combativa à degradação ambiental, marcas iniciaram a mobilização intitulada Green Tech, conjunto de práticas com o objetivo de promover sustentabilidade, reduzir a pegada de carbono empresarial e tentar conter a escassez de recursos naturais. 

“Percebemos um movimento das empresas de integrar energias renováveis e tecnologia verde em projetos de infraestrutura para construir ambientes mais ecológicos. Além disso, entendendo que há um papel de ultrapassar as paredes do escritório, há um olhar para a sociedade, proporcionando plataformas para educar e conscientizar sobre melhores práticas”, explica Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital. 

Além do desenvolvimento soluções Green Tech com potencial de revolucionar a maneira com a qual empresas de todos os portes operam e impactam a natureza, pequenas mudanças no dia a dia também fazem a diferença.  Um exemplo é por meio da implementação de sistemas de iluminação LED e dispositivos de economia. Os sensores e sistemas de automação também podem otimizar o uso de eletricidade e reduzir custos.

O uso do papel também pode ser menor. Como é um recurso é finito, a atenção em não desperdiçar com processos sem necessidade é importante. As assinaturas eletrônicas e a migração para a nuvem, neste sentido, mostram-se excelentes maneiras de diminuir o consumo. 

A adoção de tecnologias de reciclagem e tratamento de resíduos também são fundamentais para diminuir significativamente o impacto ambiental da empresa.

Para Gallafrio,  a tecnologia verde não apenas impulsiona negócios, mas também pode ser uma força positiva para o planeta. “O compromisso com a Green Tech é uma extensão natural da busca de organizações por excelência e inovação. Há empenho em criar soluções que atendam às necessidades de parceiros e promovam a sustentabilidade e a preservação ambiental. A aplicação de IA está permitindo previsões mais precisas e eficazes na gestão de recursos, permitindo economias significativas de energia. Já nossos softwares otimizam processos e reduzem o consumo de recursos, ajudando as empresas a serem mais eficientes e a mitigar sua pegada ambiental“, conta o executivo. 

Por fim, Vinícius enfatiza que a jornada da Green Tech tem espaço para todas as empresas, independente de estrutura. “É preciso integrar esse propósito e abraçar a oportunidade de liderar a transformação sustentável. Aliando inovação tecnológica à responsabilidade socioambiental, criaremos um impacto permanente, não apenas nos resultados financeiros, mas também no mundo em que vivemos”.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES