Monday, February 26, 2024
Google search engine
InícioCriptomoedaTokenização do mercado financeiro é tendência, aponta Febraban

Tokenização do mercado financeiro é tendência, aponta Febraban

A transparência, segurança, liquidez e a redução de custos promovidos por uma economia tokenizada têm convertido essa estratégia em tendência para muitas empresas e investidores. Trata-se de transformar qualquer ativo em sua versão digital, tornando possível negociá-lo de forma fracionada.


É uma das maiores tendências da indústria bancária para os próximos anos, de acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023. Ela já está sendo mapeada, testada e priorizada na agenda dos executivos do setor. E mais: até 2030, deve movimentar R$ 4 trilhões, aponta um levantamento do Citi.


“Temos acompanhado as mudanças e elas vêm impactando como investimos e como enxergamos o mercado financeiro. Esse efeito será sentido de forma acelerada com o passar do tempo. São muitas vantagens para quem se interessar pelo tema, basta olhar com atenção”, afirma Lorain Pazzetto, head de Estratégia Digital de Finance da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.

O executivo reforça os principais benefícios de uma economia tokenizada, que se fortalece a cada dia no Brasil. Confira:

Maior Liquidez

Tokens digitais podem ser comprados e vendidos em mercados descentralizados, em todos os períodos do dia, o que torna sua negociação fácil e prática. É considerado um dos principais benefícios da tokenização de ativos, já que viabiliza seu resgate rápido.

Redução de custos

Como elimina intermediários, a tokenização reduz custos. Ela possibilita que os usuários negociem direto com demais investidores, tornando acessíveis as aplicações em ativos alternativos. Outro fator importante é que esse recurso exclui a necessidade de registros em sistemas legais, diminuindo ainda mais os dispêndios.

Transparência

A tokenização permite ao usuário incorporar seus direitos e deveres nos ativos, além de definir os atributos do token para refletir seu registro de propriedade. Esse recurso faz com que haja mais clareza dos termos e condições envolvidos e da identidade dos participantes da transação.

Participação de pequenos investidores — Como os ativos são fracionados e distribuídos pelo blockchain, fica permitida a participação investidores menores, que poderão dispensar recursos de uma maneira mais flexível, investindo valores menores se comparados aos custos e taxas de administração de outros tipos de investimentos qualificados.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES