Saturday, March 2, 2024
Google search engine
InícioNegóciosDependência das empresas em serviços gerenciados de TI aumenta em 2023

Dependência das empresas em serviços gerenciados de TI aumenta em 2023

As conclusões de um estudo global encomendado pela Cisco (NASDAQ: CSCO) e conduzido pela Canalys revelam que os parceiros de canal de TI com foco em serviços gerenciados deverão ver um crescimento significativo em 2023. Apesar da incerteza econômica, as perspectivas projetadas para os serviços gerenciados indicam um crescimento mundial de 12,7%, atingindo um valor total de US$ 472 bilhões. Este crescimento supera o crescimento estimado de 3,5% nos gastos gerais com TI.

Para a América Latina, a receita de serviços gerenciados é atualmente de US$ 11 bilhões e espera-se que registre uma taxa de crescimento de 11 a 12%. No Brasil, a receita de serviços gerenciados entregues por parceiros de canal em 2022 apresentou um crescimento impressionante, aumentando 14% em relação ao ano anterior. Este aumento representa um total de US$ 3,4 bilhões.

Principais fatores: segurança cibernética, expertise, demanda por modelos de consumo flexíveis

Um dos principais impulsionadores desta demanda é a necessidade premente de segurança cibernética, à medida que organizações em todo o mundo enfrentam um cenário de ameaças em rápida evolução. Este cenário desafiador, além de uma escassez global de talentos em segurança cibernética e TI, levou muitas organizações a recorrer a parceiros de serviços gerenciados por sua expertise e suporte tecnológico. As conclusões do estudo indicam que 56% dos parceiros de canal esperam que as receitas dos serviços gerenciados de segurança cibernética cresçam este ano.

“Os clientes estão integrando mais tecnologia em suas operações e esperam que seus parceiros de TI forneçam agilidade, valor e modelos de consumo flexíveis para gerenciar com eficiência suas necessidades tecnológicas crescentes e complexas”, disse Alexandra Zagury, Vice-Presidente de Partner Managed Services e as-a-Service Sales na Cisco. “O ecossistema em evolução de parceiros de TI que vendem serviços gerenciados está se adaptando para atender às necessidades e aos desafios dos clientes, encontrando maneiras de modularizar e integrar o que antes eram soluções personalizadas. Prevemos mais inovação e especialização dos parceiros de canal por meio de serviços gerenciados que oferecem resultados de negócios distintos e experiências excepcionais.”

Crescimento global

Impulsionada pelo crescimento global, a confiança entre os parceiros de canal que vendem serviços gerenciados aumentou significativamente. O estudo revela que, em junho de 2023, 35% dos parceiros de canal afirmaram esperar um crescimento de pelo menos 20% nos seus negócios de serviços gerenciados este ano. Isto representa um aumento significativo em comparação com os 27% registrados em 2022 e aponta para uma rápida atualização dos serviços gerenciados por organizações de todos os tamanhos.

“Os serviços gerenciados são a força que impulsiona a adaptabilidade e o crescimento da indústria global de TI. A nossa pesquisa reforça o potencial substancial das empresas que vendem serviços gerenciados, abrindo diversos caminhos para que prosperem numa era pós-pandemia”, disse Robin Ody, analista sênior da Canalys.

O estudo também identificou o gerenciamento da infraestrutura em nuvem como outra oportunidade importante de crescimento. À medida que as organizações digitalizam as operações e migram para a nuvem, elas enfrentam desafios com infraestruturas de nuvem complexas que abrangem nuvens privadas e públicas, juntamente com aplicativos e serviços distribuídos. Isto resultou em um aumento da necessidade por gerenciamento e expertise em infraestruturas de nuvem e 55% dos parceiros de canal esperam que as receitas neste segmento cresçam no ano em curso.

O crescimento das receitas dos provedores de serviços gerenciados também deverá acelerar com tecnologias emergentes como a inteligência artificial e a ênfase crescente em medidas de sustentabilidade impulsionadas por investimentos em TI. De acordo com o estudo, quase seis em cada 10 parceiros (59%) acreditam que a inteligência artificial representa uma oportunidade de negócio e 39% afirmam que ela será “significativa” ou “enorme”. Da mesma forma, 57% acreditam que os clientes estariam dispostos a pagar mais por produtos e soluções de sustentabilidade.

“Em sua essência, os serviços gerenciados consistem em que as empresas obtenham o máximo dos investimentos em tecnologia e, à medida que surgem novas tecnologias, os serviços gerenciados são vitais para a estratégia de negócios digital de uma organização. Ao se especializarem em verticais, tecnologias ou mesmo áreas geográficas específicas, os parceiros de serviços gerenciados estão ajudando os clientes a resolver seus desafios de TI, eliminar a complexidade e fornecer resultados que impulsionam os negócios”, disse Ody.

O estudo mostrou que as receitas dos parceiros que prestam serviços gerenciados deverão registrar um crescimento global entre 2023 e 2025, com números de taxa composta de crescimento anual (CAGR, na sigla em inglês) de dois dígitos previstos em todas as regiões. Na Ásia-Pacífico, espera-se que o setor cresça 14%, face aos US$ 95 bilhões. Na Europa, no Oriente Médio e na África, onde as receitas de serviços gerenciados são atualmente de US$ 122 bilhões, o crescimento previsto é de 12%. A expectativa para a América Latina é que o crescimento seja entre 11 e 12%, face aos US$ 11,5 bilhões, enquanto a América do Norte verá um crescimento entre 10 e 12%, face aos US$ 190,6 bilhões.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES