Thursday, July 25, 2024
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DeepFake não atinge empresas que usam biometria de voz

Os golpes estão cada vez mais frequentes no ambiente virtual. Pesquisa realizada pela McAfee, provedora global de proteção online, mostra que uma a cada quatro pessoas já foi vítima de algum tipo de golpe de voz realizado com utilização de Inteligência Artificial (IA), sendo que 1 em cada 10 indivíduos foi alvo pessoalmente e 15% relataram que conheciam alguém que também sofreu a farsa. Além disso, 77% das vítimas afirmaram ter perdido dinheiro como resultado da fraude.

Assim como a inteligência artificial permite criar deepfakes de voz, técnica que é capaz de imitar a voz de qualquer pessoa, felizmente, essa tecnologia também pode ser utilizada para combatê-los. Contribuindo cada vez mais com o cenário antifraude, a Minds Digital, Voice IDTech pioneira em biometria de voz no mercado brasileiro, já preveniu mais de R$50 milhões em fraudes utilizando seus algoritmos de IA.

“A biometria de voz é uma abordagem que se baseia nas características únicas da voz de cada indivíduo para autenticação e identificação. Entre os elementos que são analisados estão a frequência, o tom, o ritmo e a entonação, construindo um perfil vocal exclusivo. Essas características biométricas são difíceis de serem replicadas por deepfakes de voz e, com o apoio de técnicas anti-spoofing, a autenticação também consegue identificar quando se trata de uma voz artificial”, explica o CEO da Minds Digital, Marcelo Peixoto.

A biometria de voz é um recurso novo, no Brasil, que permite autenticar a identidade de uma pessoa por meio da fala e é, no mínimo, 4 vezes mais rápida do que uma confirmação tradicional, que solicita diversas informações do cliente para validar com o registro. Timbre da voz, padrões da fala, a forma de vocalização e demais características vocais são transformadas em uma voice print para a validação e autenticação da identidade de um indivíduo ou cliente.

“A crescente ameaça dos deepfakes exige respostas eficazes e inovadoras. Por isso, combinar as tecnologias, como acontece com a biometria de voz, surge como uma solução promissora para combater e prevenir fraudes. Ao contrário de alguns outros tipos de autenticação, a biometria de voz pode ser utilizada em tempo real, o que adiciona uma camada extra de segurança, impedindo tentativas de falsificação durante uma conversa ao vivo. Na prática, instituições financeiras podem adotar essa tecnologia para autorizar transações e evitar golpes baseados em deepfakes de voz”, garante o CEO da Minds Digital.

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