O treinamento para manuseio de instrumentos cirúrgicos de alta precisão em procedimentos odontológicos acaba de se tornar mais uma aplicação dos conceitos do metaverso. A experiência é uma das ofertas da startup Doclink, que acaba de ser lançada pelo Hospital Odontológico Implar.
A empresa desenvolveu um ambiente digital imersivo que permite aos estudantes e profissionais em busca de conhecer novas técnicas, acessarem via óculos de realidade virtual e aumentada, um consultório virtual e experimentar a sensação de operar os mais modernos equipamentos do setor com segurança, sentindo inclusive sensações físicas como o tremor causado em processos de perfuração e outros.
O diretor da Doclink, e do hospital Implar, Dr. Sérgio Dias, explica que a Doclink tem como objetivo aproximar os profissionais de odontologia e de outras áreas da saúde das novas tecnologias e das possibilidades de suas aplicações em tratamentos dos mais diversos campos. “A Doclink materializa uma revolução no modo como entendemos a interseção entre saúde e tecnologia”, diz.
Segundo ele, a startup é estruturada em três pilares fundamentais que são:
• Doclink Metaverse – Ambiente digital que promove experiências imersivas no metaverso, projetado especificamente para aplicações na área de saúde. Ele proporcionará interações, treinamentos e aprofundamentos nunca vistos no mundo odontológico e médico.
• Doclink Licence – Segmento que oferecerá o licenciamento da prestigiosa marca Implar. Esta vertical é destinada aos profissionais da odontologia que desejam levar sua prática a um novo patamar de reconhecimento e excelência.
• Doclink Carrer – Em um mundo onde a digitalização é cada vez mais fundamental, serão oferecidas orientações para profissionais da saúde que desejam se especializar e profissionalizar suas carreiras no universo digital. Neste sentido, a iniciativa vai os ajudar a navegar pelas nuances e oportunidades desta nova era.