Saturday, March 2, 2024
Google search engine
InícioESGIndicadores de risco revelam exposição a eventos climáticos graves

Indicadores de risco revelam exposição a eventos climáticos graves

A Bloomberg e a Riskthinking AI lançaram os primeiros indicadores de risco físico que consideram todos os cenários climáticos aprovados pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC).

Combinando os dados da Bloomberg sobre mais de 1 milhão de ativos físicos com o conjunto de dados altamente granular de projeções de mudanças climáticas globais e metodologia proprietária da Riskthinking AI, os indicadores fornecem aos usuários da Bloomberg uma maneira nova e poderosa de avaliar sua exposição a inundações, secas, incêndios florestais e outras vulnerabilidades climáticas.

O impacto dos fenômenos meteorológicos extremos é uma preocupação crescente para os investidores, bem como para os reguladores que exigem ou planejam exigir a divulgação de riscos relacionados com o clima, de acordo com regulações. Esses regimes incluem, por exemplo, a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) na Europa, as recomendações do Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD) e as Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS em diversas jurisdições importantes, e muito mais.

Para ajudar os investidores e as empresas a compreenderem melhor a sua exposição aos riscos relacionados com o clima, a Riskthinking AI utiliza os dados de ativos físicos da Bloomberg de quase 50.000 empresas – abrangendo mais de 1 milhão de locais de produção, centrais de energia, operações minerais, edifícios de escritórios e locais de varejo – para calcular nível de exposição ao risco físico de uma empresa. Riskthinking AI aplica uma metodologia ascendente que analisa as condições climáticas em cada localização de ativo, o que permite aos usuários detalharem os ativos individuais de uma empresa-mãe para que ameaças específicas possam ser analisadas. Estes indicadores também podem ser utilizados em combinação com os dados globais de supply chain da Bloomberg para revelar vulnerabilidades físicas dos principais fornecedores que podem impactar negativamente as operações da empresa.

Ao considerar todos os cenários climáticos aprovados pelo IPCC, os indicadores são os primeiros a adotar uma abordagem verdadeiramente estocástica que leva em conta numerosos resultados futuros possíveis, incluindo eventos finais que outros modelos podem ignorar. Os indicadores expressam intuitivamente o nível de exposição ao risco físico de uma empresa em uma escala de 0 a 100 com classificações alta, moderada e baixa, e projeções prospectivas até o ano de 2050. Os usuários têm acesso à documentação detalhando os cálculos subjacentes, para que possam referenciar estes indicadores para reportar riscos relacionados com o clima, em linha com a CSRD e as recomendações do TCFD e das Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS.

“Alcançar uma avaliação confiável da exposição a perigos físicos depende de grandes quantidades de dados geoespaciais e climáticos para contabilizar eficazmente a incerteza inerente às projeções futuras”, disse Patricia Torres, Head Global de Soluções Financeiras Sustentáveis da Bloomberg. “Ao reunir ciência climática de ponta com dados de ativos físicos de expertise de investidores, podemos ajudar investidores e empresas a navegarem melhor no ambiente financeiro e regulatório cada vez mais complexo em relação ao risco físico.”

“Nossa metodologia pioneira permite que os investidores usem a incerteza inerente à modelagem climática como um ponto forte para apoiar melhores decisões de investimento”, disse o Dr. Ron Dembo, CEO e fundador da Riskthinking AI. “Não dependemos de um único modelo ou cenário para gerenciar riscos ou definir uma estratégia. Os nossos resultados consideram as projeções climáticas de 51 importantes centros de investigação climática e universidades para capturar uma ampla gama de possíveis resultados futuros.”

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES