Saturday, March 2, 2024
Google search engine
InícioEducaçãoProjetos utilizam inteligência artificial como aliada no segmento de Educação

Projetos utilizam inteligência artificial como aliada no segmento de Educação

Quem é pai, mãe ou educador certamente já se questionou sobre os possíveis impactos dos avanços da tecnologia, em especial da Inteligência Artificial (IA), na Educação de crianças e jovens. Em um primeiro momento, a IA e o ChatGPT foram tidos como vilões do aprendizado, pois essas ferramentas permitiriam que alunos utilizassem a tecnologia para responder exercícios, provas online ou elaborassem trabalhos acadêmicos facilmente. Porém, especialistas afirmam que, em vez de um bicho-de-sete-cabeças a ser enfrentado, a IA pode ser uma poderosa aliada e muitos projetos em andamento já comprovam isso.

Henrique de Castro, especialista em inovação e CEO da New Rizon, tem desenvolvido trabalhos para instituições da área de Educação usando a Inteligência Artificial. Um deles, voltado para a rede pública de ensino, utiliza a IA para identificar alunos com tendência à evasão escolar. O sistema analisa uma série de indicadores e emite alertas aos gestores, que têm a possibilidade de se antecipar e tomar medidas para evitar que o aluno deixe de frequentar as aulas.

“Existe um certo receio de pais e educadores, mas a IA já faz parte do dia a dia. E as crianças vão descobrir, os amiguinhos vão dizer. É natural esse contato com a Inteligência Artificial. Exatamente por isso é que pais e educadores precisam entender como ela pode ser usada como aliada. Não adianta querer enfrentar a evolução que já está aí. Pelo contrário: a IA faz com que os profissionais da Educação deem um novo passo em direção à evolução, pois ela já está à nossa volta o tempo inteiro sem a gente perceber – desde uma recomendação de destino no aplicativo do Uber, até uma sugestão do que comprar quando navegamos na internet”, argumenta Castro.

O especialista cita também um projeto que ajuda o professor a elaborar uma prova que não pode ser respondida através da Inteligência Artificial. “Os educadores podem utilizar a Inteligência Artificial para que ela crie perguntas que ela mesma tenha dificuldade de responder e isso é muito interessante. Tem vários projetos em que fazemos isso. O professor consegue gerar questões sobre o conteúdo em específico, com o nível que ele estabelecer, e que isso não seja possível de ser resolvido com IA”, explica.

Outra aplicação da IA que está sendo utilizada pela New Rizon é uma ferramenta que permite identificar se as pessoas têm um melhor desempenho lógico ou criativo. Desta forma, a análise permite orientar melhor os alunos.

Castro afirma, ainda, que as possibilidades são inúmeras e, a cada nova demanda de seus clientes, é criada uma solução que invariavelmente revela uma nova aplicação da Inteligência Artificial. O importante é saber que, apesar dos desafios que a IA traz ao setor, ela também promove diversas e inovadoras soluções.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES