Monday, February 26, 2024
Google search engine
InícioNegóciosTelemedicina chega ao segmento médico-veterinário

Telemedicina chega ao segmento médico-veterinário

Ganho de peso, abdômen aumentado, pele ressecada e discreta perda muscular foram os sinais clínicos percebidos pelo médico-veterinário que atende há mais de 7 anos a paciente Mel, uma cachorra da raça Lhasa Apso habitante de uma cidade do interior do Piauí. A suspeita era de uma doença endócrina, porém na cidade não há veterinários especializados em endocrinologia e a tutora do animal não teria como viajar para realizar consulta e exames. A saída encontrada pelo médico-veterinário foi recorrer a uma teleinterconsulta com um colega com especialização, que indicou os exames a serem realizados, avaliou os resultados e orientou o tratamento adequado. 

A história acima relata a realidade de muitos animais de estimação e médicos-veterinários generalistas de inúmeras cidades brasileiras e mesmo em grandes capitais. Pensando em sanar o problema, a médica-veterinária Simone Amado criou a GoVets, plataforma especializada em teleinterconsulta veterinária, modalidade que permite a consulta on-line entre o médico-veterinário especializado, de um lado, e o tutor, o pet e o médico-veterinário que acompanha o animal, do outro lado da tela. “Desenvolvemos a plataforma pensando em levar atendimento especializado para cidades que não têm essa alternativa. No entanto, já nos primeiros meses, nos surpreendemos com a procura: mesmo em cidades maiores, com a possibilidade de consultas presenciais com veterinários especializados, muitos médicos-veterinários aderiram à solução, com o intuito de acelerar e complementar seus atendimentos”, relata Simone.

Teleinterconsulta veterinária: cada vez mais a tecnologia estará integrada na busca por soluções mais ágeis e que permitam aprofundar o diagnóstico de pacientes

A resolução 1.465, de 27 de julho de 2022, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), permite a realização da modalidade de teleinterconsulta e coloca a saúde veterinária no caminho da saúde humana: cada vez mais a tecnologia estará integrada na busca por soluções mais ágeis e que permitam aprofundar o diagnóstico de pacientes.

A experiência vem agradando quem já aderiu à novidade: “Como veterinário clínico-geral, estou surpreso como essa inovação está transformando nossa prática e impactando positivamente a vida dos animais que tratamos. Agora tenho acesso direto a veterinários com especialização, em momentos críticos, o que não apenas expande minhas opções de tratamento, mas também me proporciona oferecer o melhor atendimento possível aos meus pacientes e permite salvar vidas que, de outra forma, poderiam estar em perigo devido à falta de recursos locais”, relata o médico-veterinário Alayn Freire, da Clínica Veterinária Alayn Freire, de União dos Palmares, Alagoas.

Ampliando o mercado

Com o objetivo de levar a teleinterconsulta a mais clínicas e hospitais veterinários, a GoVets firmou parceria com a VetFamily, maior comunidade de clínicas e hospitais veterinários do mundo e do Brasil, cujo propósito é fomentar o crescimento do segmento PetVet. “Quando se trata de saúde, novas tecnologias nem sempre ganham a adesão rápida de profissionais e de pacientes ou tutores. Porém, a recente pandemia que enfrentamos mostrou que o atendimento on-line pode ser eficaz, sim, sem falar que quebra barreiras geográficas e permite acesso rápido a profissionais especializados e com currículo invejável. Essa é a proposta da GoVets, e temos certeza de que fará grande diferença no panorama veterinário”, relata o Head Latam e Diretor-Geral da VetFamily no Brasil, Henry Berger. A parceria prevê a 1ª consulta on-line gratuita aos membros VetFamily, além de valores diferenciados para as demais teleinterconsultas, medidas que devem impactar também na acessibilidade para mais tutores de animais de estimação.

A plataforma de teleinterconsulta oferece atendimento de médicos-veterinários com especialização em cardiologia, dermatologia, endocrinologia, hematologia e patologia clínica, homeopatia, nefrologia, urologia, nutrição e oncologia. “O mais interessante é que o médico-veterinário que acompanha o animal há mais tempo gerencia a consulta com todo o histórico de atendimento do paciente e dá continuidade na execução de exames e acompanhamento do caso. Um ganho na gestão da saúde do animal e na fidelização do cliente”, comenta Simone.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES