Desde que empresas espalhadas por todos os países registraram um ataque de ransomware a cada 11 segundos, o Fórum Econômico Mundial passou a considerar esta forma de cibercrime como uma grande ameaça para a sociedade moderna. Este patamar de preocupação se justifica principalmente porque as previsões de especialistas indicam que até 2031 a incidência de casos deste tipo deve crescer para algo em torno de um ataque a cada dois segundos. A Sencinet, integradora de soluções e serviços gerenciados, acaba de anunciar um grande reforço na luta para vencer este desafio na América Latina ao realizar uma parceria com a Halcyon, a primeira plataforma de resiliência cibernética do mundo concebida para derrotar campanhas de ransomware e extorsão.
Pelo acordo, as companhias de todos os setores instaladas no Brasil e em todos os países do continente poderão adotar via Sencinet, em suas estruturas de segurança cibernética, as soluções Halcyon, que ostentam a marca de ainda nunca terem sido superadas por nenhum tipo de ransomware existente.
O diretor de vendas da Sencinet, Rafael Vera, explica que os grandes diferenciais das ferramentas desenvolvidas pela Halcyon são a aplicação de Inteligência Artificial para automatizar a resiliência com recursos de isolamento de host e a atuação no kernel do sistema operacional. Desta forma, a tecnologia evita que o ransomware se espalhe para outros endpoints enquanto fornece captura e descriptografia automatizada de chaves de criptografia de quaisquer ativos afetados, eliminando a necessidade de pagar resgate e reduzindo o tempo de recuperação de dias para minutos.
“Sem dúvida, ao disponibilizar essa tecnologia em seu portfólio, a Sencinet facilita o acesso das empresas brasileiras e de toda a América Latina ao que há de mais moderno e robusto no mundo relacionado à prevenção e combate ao rannsomware. Com isso, avançamos mais um passo significativo na estratégia de oferecer um pacote cada vez mais completo de produtos e serviços para viabilizar a aceleração segura de nossos clientes em suas jornadas de transformação digital”, afirma.
Além da proteção aos endpoints, a Halcyon adota outras seguintes abordagens para derrotar ransomwares:
*Prevenção de ransomware em sua pré-execução: A camada de pré-execução aproveita de engines proprietárias de AI/ML para detectar e bloquear qualquer executável malicioso conhecido, tais como pacotes de ransomware de prateleira (off-the-shelf, comumente comercialidos por grupos de hackers/ATPs) e passa os executáveis desconhecidos, mas suspeitos, às camadas de proteções adicionais para análise posterior. Estas ações bloqueiam a maioria dos ransomwares genéricos e prontos para uso.
*Exploração de Características/Capacidades de Ransomware: Engana o ransomware para que ele aborte ou revele o ataque explorando recursos codificados no próprio ransomware, acionando conjuntos de regras por meio de técnicas de engano para evitar a detonação da carga útil (payload), previnindo a infecção.
* Detecções avançadas de comportamento de ransomware: O ransomware irá acionar suas proteções adicionais através de verificações na resolução de conflitos ou no início de suas funções principais, amplificando comportamentos maliciosos, melhorando desta forma a eficácia de detecção de soluções de EPP/EDR/XDR, ao mesmo tempo em que protege essas soluções de serem contornadas, cegadas ou mesmo desabilitadas.
* Endpoint e Resiliência de Rede: A Halcyon automatiza a resiliência com recursos automatizados de isolamento de host que evitam que o ransomware se espalhe para outros endpoints e oferece captura automatizada de chaves de criptografia e descriptografia de quaisquer ativos impactados eliminando a necessidade de pagar resgate e reduzindo o tempo de recuperação de dias para minutos.
“A parceria com a Sencinet viabiliza a disponibilidade deste arsenal anti ransomware moderno e eficaz para empresas em vários setores que já são clientes da companhia com uma prospecção acelerada junto a companhias de todos os portes em toda a região. Estamos animados em poder contribuir com a construção de um ambiente cada vez mais livre desta ameaça em toda a América Latina”, afirma o Country Manager da Halcyon, Eduardo Hadermeck.