Monday, February 26, 2024
Google search engine
InícioStartupsSolução baseada em IA evita ataque de ransomware

Solução baseada em IA evita ataque de ransomware

Desde que empresas espalhadas por todos os países registraram um ataque de ransomware a cada 11 segundos, o Fórum Econômico Mundial passou a considerar esta forma de cibercrime como uma grande ameaça para a sociedade moderna. Este patamar de preocupação se justifica principalmente porque as previsões de especialistas indicam que até 2031 a incidência de casos deste tipo deve crescer para algo em torno de um ataque a cada dois segundos. A Sencinet, integradora de soluções e serviços gerenciados, acaba de anunciar um grande reforço na luta para vencer este desafio na América Latina ao realizar uma parceria com a Halcyon, a primeira plataforma de resiliência cibernética do mundo concebida para derrotar campanhas de ransomware e extorsão.

Pelo acordo, as companhias de todos os setores instaladas no Brasil e em todos os países do continente poderão adotar via Sencinet, em suas estruturas de segurança cibernética, as soluções Halcyon, que ostentam a marca de ainda nunca terem sido superadas por nenhum tipo de ransomware existente.

O diretor de vendas da Sencinet, Rafael Vera, explica que os grandes diferenciais das ferramentas desenvolvidas pela Halcyon são a aplicação de Inteligência Artificial para automatizar a resiliência com recursos de isolamento de host e a atuação no kernel do sistema operacional. Desta forma, a tecnologia evita que o ransomware se espalhe para outros endpoints enquanto fornece captura e descriptografia automatizada de chaves de criptografia de quaisquer ativos afetados, eliminando a necessidade de pagar resgate e reduzindo o tempo de recuperação de dias para minutos.

“Sem dúvida, ao disponibilizar essa tecnologia em seu portfólio, a Sencinet facilita o acesso das empresas brasileiras e de toda a América Latina ao que há de mais moderno e robusto no mundo relacionado à prevenção e combate ao rannsomware. Com isso, avançamos mais um passo significativo na estratégia de oferecer um pacote cada vez mais completo de produtos e serviços para viabilizar a aceleração segura de nossos clientes em suas jornadas de transformação digital”, afirma.

Além da proteção aos endpoints, a Halcyon adota outras seguintes abordagens para derrotar ransomwares:

*Prevenção de ransomware em sua pré-execução: A camada de pré-execução aproveita de engines proprietárias de AI/ML para detectar e bloquear qualquer executável malicioso conhecido, tais como pacotes de ransomware de prateleira (off-the-shelf, comumente comercialidos por grupos de hackers/ATPs) e passa os executáveis desconhecidos, mas suspeitos, às camadas de proteções adicionais para análise posterior. Estas ações bloqueiam a maioria dos ransomwares genéricos e prontos para uso.

*Exploração de Características/Capacidades de Ransomware: Engana o ransomware para que ele aborte ou revele o ataque explorando recursos codificados no próprio ransomware, acionando conjuntos de regras por meio de técnicas de engano para evitar a detonação da carga útil (payload), previnindo a infecção.

* Detecções avançadas de comportamento de ransomware: O ransomware irá acionar suas proteções adicionais através de verificações na resolução de conflitos ou no início de suas funções principais, amplificando comportamentos maliciosos, melhorando desta forma a eficácia de detecção de soluções de EPP/EDR/XDR, ao mesmo tempo em que protege essas soluções de serem contornadas, cegadas ou mesmo desabilitadas.

* Endpoint e Resiliência de Rede: A Halcyon automatiza a resiliência com recursos automatizados de isolamento de host que evitam que o ransomware se espalhe para outros endpoints e oferece captura automatizada de chaves de criptografia e descriptografia de quaisquer ativos impactados eliminando a necessidade de pagar resgate e reduzindo o tempo de recuperação de dias para minutos.

“A parceria com a Sencinet viabiliza a disponibilidade deste arsenal anti ransomware moderno e eficaz para empresas em vários setores que já são clientes da companhia com uma prospecção acelerada junto a companhias de todos os portes em toda a região. Estamos animados em poder contribuir com a construção de um ambiente cada vez mais livre desta ameaça em toda a América Latina”, afirma o Country Manager da Halcyon, Eduardo Hadermeck. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES