Saturday, March 2, 2024
Google search engine
InícioNegóciosFraudes empresariais: saiba quais são os principais tipos e como identificar

Fraudes empresariais: saiba quais são os principais tipos e como identificar

Para evitar casos de fraudes, por exemplo, é fundamental haver um acompanhamento contínuo de inúmeros aspectos que envolvem o setor.

Gerenciar a área financeira de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, definitivamente não é uma tarefa fácil. Para evitar casos de fraudes, por exemplo, é fundamental haver um acompanhamento contínuo de inúmeros aspectos que envolvem o setor.

“Infelizmente, todo empreendedor corre o risco de sofrer com algum tipo de fraude, tanto por parte dos funcionários quanto por terceiros. Essas infrações não só causam perdas financeiras, como também podem prejudicar a imagem da empresa de modo geral”, comenta Thiago Campaz, CEO e cofundador do VExpenses, empresa especializada em soluções para gestão de despesas corporativas.

Com o intuito de ajudar empreendedores a identificarem os principais tipos de fraudes empresariais e ainda se prevenirem, o executivo listou quatro dicas para lidar com esse desafio:

  • Crie uma política de despesas que seja clara: Caso a companhia não tenha uma política de reembolso bem estruturada, podem acontecer situações que envolvem gastos extras e até inesperados. Para se prevenir contra problemas como estes, é preciso que a empresa institua diretrizes de políticas de gastos bem específicas, que determinem limites e critérios para cada situação.
  • Documente os comprovantes de gastos: Para ter um bom controle financeiro, é importante que a empresa armazene todas as notas dos gastos efetuados pelos colaboradores, a fim de comprovar cada uma das despesas. Para ajudar nesse aspecto, as organizações podem investir em plataformas que sejam capazes de armazenar todos os comprovantes na nuvem. Evitando, assim, o risco de perdas e extravios.
  • Invista em cartões corporativos adequados: Não é incomum ver colaboradores usarem o cartão corporativo para consumos pessoais. Em casos como estes, é importante que a companhia estabeleça regras claras sobre a utilização desses recursos, implemente cartões que se adequem de acordo com cada necessidade e até faça o investimento em plataformas que possibilitem o acompanhamento das despesas em tempo real.
  • Redobre a atenção para casos de superfaturamento: Muito comum em despesas de restaurantes e em postos de gasolina, esse tipo de fraude ocorre quando um colaborador pede uma nota com valor acima do que foi realmente gasto. Ou seja, ele tenta tirar um valor extra por fora. Para evitar este tipo de situação, as empresas precisam focar em políticas de reembolso eficazes, além de adotar um processo de reembolso bem estruturado, que siga as diretrizes do setor de compliance. Acompanhar a movimentação de preços de insumos básicos e do combustível, por exemplo, também pode ajudar no controle dos gastos e na averiguação de possíveis fraudes.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES