Saturday, March 2, 2024
Google search engine
InícioFinançasRevolução digital: como a IA pode ajudar o setor financeiro 

Revolução digital: como a IA pode ajudar o setor financeiro 

Bruno Rezende, CEO da 4intelligence 

Um dos assuntos mais tratados nos últimos meses, a inteligência artificial (IA) representa o maior avanço tecnológico da atualidade e tem revolucionado diversos setores. No mercado financeiro, é utilizada para automatizar processos, reduzir erros e aumentar a eficiência na tomada de decisões.  

A capacidade de aprendizado da IA, conhecida por simular o raciocínio humano, torna as operações mais inteligentes e coloca os projetos das empresas em outro patamar de atuação. Isso significa que, ao invés de depender de estatísticas passadas, os algoritmos avançados podem prever resultados futuros.  

Os sistemas coletam e analisam dados, entendem suas possibilidades, geram respostas rápidas e tomam decisões mais acertadas.  

Quanto às atividades financeiras, a IA pode ser aplicada desde a detecção de fraudes até a automatização de pagamentos, além de permitir que a empresa proporcione aos seus clientes uma experiência aprimorada. Inicialmente, a inteligência artificial surgiu no setor financeiro para facilitar processos manuais, automatizando-os para que sejam replicados de maneira rápida e livre de erros.  

Hoje, a solução pode ser aplicada para análise do risco de crédito, com mais precisão do nível de inadimplência, identificação de golpes, trazendo segurança para empresa e usuários, gestão de portfólio, criação de projeções econômicas mais assertivas e até mesmo para projetos de investimentos, por meio da avaliação do nível de exposição para diferentes indicadores econômicos. 

Tendência mundial entre os grandes nomes do mercado financeiro, atualmente, os principais players do mercado brasileiro já utilizam soluções de IA para trazer insights que maximizam resultados e impulsionam os negócios. É o caso do banco Bradesco, banco Alfa, Sicredi e Anbima, por exemplo. 

Em um mercado diretamente conectado com o crescimento econômico, o setor financeiro não apenas desburocratiza processos e potencializa resultados, mas pode moldar novas formas da população lidar com seu dinheiro.  

Ao somarmos a isso a capacidade da inteligência artificial de reduzir riscos e trazer segurança a um alvo de tantas fraudes, podemos dizer que a tecnologia é indispensável para o desenvolvimento e a manutenção das instituições financeiras em uma sociedade cada vez mais digitalizada. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES