Investimento apoiará mais de 40 novos produtos, desenvolvimento e produção de tecnologias de descarbonização e novas oportunidades de negócios
Anúncio reafirma o compromisso da Stellantis com o crescimento regional e ajudará a empresa a alcançar seus objetivos de neutralidade de carbono do plano Dare Forward 2030
Stellantis é líder de vendas no Brasil e na América do Sul, com 31,4% e 23,5% de participação de mercado, respectivamente
Imagem do CEO Carlos Tavares e COO Emanuele Cappellano

AMSTERDÃ – A Stellantis anunciou hoje um plano de investimento recorde para a região da América do Sul, totalizando €5,6 bilhões (R$30 bilhões) de 2025 a 2030, tornando-se o maior investimento da história da indústria automotiva brasileira e sul-americana. Os investimentos planejados apoiarão o lançamento de mais de 40 novos produtos durante o período, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotiva e novas oportunidades de negócios estratégicas.

O investimento da Stellantis reforça sua liderança na região, fortalece o desenvolvimento da indústria local e acelera a realização de seu plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030, à medida que a região mantém sua liderança em oferecer mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul.

“Este anúncio solidifica nossa confiança e compromisso com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável aqui,” disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Como parte crítica da nossa estratégia de crescimento do ‘terceiro motor’, a América do Sul terá um papel de liderança na aceleração da descarbonização da mobilidade junto com nossos colaboradores, nossa rede de fornecedores e nossos parceiros. Quero agradecer a cada membro da equipe envolvido na criação e execução de nossa estratégia de investimento para que, juntos, possamos alcançar nossa ambição de neutralidade de carbono líder na indústria.”

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis está investindo mais de R$ 300 bilhões em eletrificação na próxima década e está no caminho para se tornar uma empresa com zero emissões líquidas de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com uma compensação percentual de emissões remanescentes em um dígito. A América do Sul desempenha um papel de liderança no “terceiro motor” – a agregação dos segmentos América do Sul, Oriente Médio & África e China e Índia & Ásia-Pacífico – e é uma contribuinte próspera para o crescimento das metas de receita da Stellantis fora da América do Norte e Europa.

Novos Sistemas de Propulsão com Tecnologias Bio-Hybrid

Um dos beneficiários desse investimento são as tecnologias de ponta Bio-Hybrid, que combinam eletrificação com motores híbridos movidos por biocombustíveis (etanol) em três níveis diferentes. A instalação da Stellantis em Betim, Brasil, é o centro global de expertise da empresa para tecnologia Bio-Hybrid, continuando seu legado de inovação. A Stellantis, sob a marca Fiat, foi pioneira no desenvolvimento e aplicação de tecnologia de motores a biocombustível, que utilizavam 100% etanol. No futuro, a região também produzirá um veículo elétrico a bateria (BEV).

A produção dos primeiros veículos equipados com tecnologia Bio-Hybrid é flexível e pode ser integrada a vários modelos fabricados pela Stellantis. É compatível com todas as linhas de produção da empresa na região. As novas tecnologias híbridas e elétricas devem fortalecer a engenharia brasileira e a indústria nacional. A tecnologia Bio-Hybrid é suportada por três conjuntos propulsores híbridos que serão gradualmente produzidos e introduzidos no mercado. Essas novas tecnologias incluem Bio-Hybrid, transmissões dual-clutch eletrificadas Bio-Hybrid (eDCT), Bio-Hybrid Plug-In e BEV (100% elétrico). As novas tecnologias híbridas começarão a estar disponíveis até o final de 2024.

Fortalecimento da Stellantis na América do Sul

A Stellantis é líder nos três principais mercados da América do Sul: Brasil, Argentina e Chile. No ano passado, as vendas totais da Stellantis na região superaram 878.000 veículos, com 23,5% de participação de mercado. A empresa é líder de vendas no Brasil, com 31,4% de participação de mercado, e mantém a liderança nas vendas de veículos comerciais leves na América do Sul, com 28,6% de participação de mercado. A Fiat é a marca mais vendida no Brasil e na América do Sul, e a picape Fiat Strada é o veículo mais vendido no país e na região.

Com este investimento, a Stellantis estará cada vez mais preparada para projetar, desenvolver e produzir carros modernos na região, além de expandir seus negócios. Na Argentina, por exemplo, a empresa adquiriu uma participação de 19,9% na Argentina Litio y Energía S.A., um passo significativo para estabelecer um cluster de materiais de baterias sustentáveis para atender aos objetivos de eletrificação delineados em seu plano global.

Além disso, com as aquisições das empresas Norauto e DPaschoal, a Stellantis tornou-se a maior distribuidora de autopeças na América do Sul e tem planos de expandir ainda mais sua presença no segmento de pós-venda.

Sobre a Stellantis

Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das maiores montadoras do mundo, com o objetivo de proporcionar mobilidade limpa, segura e acessível para todos. É mais conhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando seu plano estratégico Dare Forward 2030, um plano ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade com zero emissões líquidas de carbono até 2038, com uma compensação percentual de emissões remanescentes em um dígito, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, visite www.stellantis.com.

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