Saturday, March 2, 2024
Google search engine
InícioGamesProjeto permite que deficiente visual acompanhe jogos de futebol

Projeto permite que deficiente visual acompanhe jogos de futebol

Estima-se que no Brasil existam cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Apesar disso, a sociedade ainda não está pronta para atendê-los em suas necessidades cotidianas, como nas ruas, escolas e nos prédios públicos, entre outros espaços, nem para inseri-los em atividades de lazer, como acompanhar uma partida de futebol, por exemplo. 

Pensando em amenizar esse cenário, os alunos de Engenharia de Computação, Gabriel Belapetravicius Dias e Raphael Gueleri Kalaes, ambos formandos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), criaram o Sensigol, projeto que tem como objetivos criar, projetar, implementar e testar uma tecnologia assistiva, baseada em motores de vibração, que proporciona aos deficientes visuais a possibilidade de acompanhar jogos de futebol de maneira mais inclusiva, clara e personalizada. 

“O projeto oferece uma experiência sensorial única ao traduzir a posição da bola no campo em vibrações tangíveis. Isso permite que as pessoas com deficiência visual compreendam melhor o jogo e participem de discussões e interações relativas ao futebol. Além de tornar o esporte mais acessível, o projeto pode ser uma ferramenta educativa valiosa, auxiliando na compreensão de estratégias de jogo, táticas e posicionamento dos jogadores. Isso pode ser especialmente útil em contextos de ensino e treinamento esportivo”, afirma Dias. 

Colocar o sistema Sensigol num setor de um estádio de futebol seria uma oportunidade, criando, assim, uma área exclusiva para deficientes visuais, com equipamentos de áudio e informações adaptadas para que possam acompanhar os jogos de futebol com mais facilidade e compreensão.

Além disso, como se trata de uma tecnologia de baixo custo, torna-se viável sua disponibilização à comunidade de deficientes visuais para que consigam acompanhar aos jogos de futebol em casa, podendo usufruir das partidas sem maiores deslocamentos.  

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES