Friday, April 12, 2024
Google search engine
InícioTecnologiaOferta no mercado de crédito com inclusão da IA generativa

Oferta no mercado de crédito com inclusão da IA generativa

A Stone Age, vertical de soluções de crédito da TIVIT, especializada em automação de processos decisórios, por meio de plataformas de motor de crédito e antifraude, acaba de anunciar a incorporação da solução de inteligência artificial generativa Athena nas suas soluções. A nova funcionalidade será oferecida pelo Identify, seu produto para validação de identidade.

A iniciativa acentua uma movimentação da TIVIT na busca pelo protagonismo no segmento de crédito, e traz como um dos principais benefícios a possibilidade de reduzir em até 95% o tempo necessário para a tomada de decisão, As instituições financeiras utilizam essa solução em transações relacionadas com a concessão de crédito para empresas.

Lançada em dezembro do ano passado pela TIVIT, a Athena, solução de IA generativa, possibilita ao Identify realizar, entre outras coisas, a leitura inteligente dos dados de um contrato social em 30 segundos de forma automática. Além disso, extrair destes documentos informações estruturadas, as quais imediatamente se transformam em insights colaborativos para alimentar a esteira de dados que viabiliza uma tomada de decisão mais efetiva e rápida. Um exemplo disso, seria aprovar ou não um pedido de financiamento feito por empresas de todos os portes.

“Essa é uma lacuna considerável que identificamos no mercado de crédito. Há um consenso entre os bancos, fintechs e outras instituições que operam no setor, relacionado ao fato de que os processos analíticos envolvendo pessoas jurídicas costumam ter muitas ações manuais e menos automatizadas, o que torna a operação lenta e custosa”, afirma o diretor de Novos Negócios e Marketing da Stone Age, Ivan Souza.

Segundo ele, a adoção da Athena, confere à Identify novas funcionalidades que tornam a jornada de utilização da ferramenta muito mais completa. “Na prática, agora temos uma versão 2.0 que consegue avançar no sentido da eficiência operacional, com a redução da intervenção manual, aumento da assertividade nas decisões, além de atuar na diminuição de custos, com a viabilidade de trabalhar com equipes de atendimento e análise menores”, reforça.

Somada à análise de contratos sociais por meio de IA generativa, outra inovação acoplada à Identify é o chamado liveness passivo, mecanismo de mapeamento facial alimentado por Inteligência Artificial, que é capaz de determinar se a imagem de um rosto corresponde mesmo ao de uma pessoa real, se é apenas uma foto extraída de outra foto ou de alguém com uma máscara, por exemplo. Essa solução é considerada uma das mais avançadas ferramentas antifraude para validação de identidade, pois identifica com bastante precisão inclusive as chamadas deepfakes, um tipo de golpe cibernético que utiliza Inteligência Artificial para plotar uma face aleatória sobre a face verdadeira de alguém.

Para o diretor geral da Stone Age, Fernando Guimarães, a incorporação da Athena na Identify é uma representação prática e concreta das possibilidades oferecidas pelas sinergias existentes entre a TIVIT e a linha de negócios Stone Age. “Consideramos esse apenas o primeiro passo de uma estratégia de trabalho cada vez mais integrado, e que permitirá ganhos de escala e a conquista de espaços cada vez maiores em todos os segmentos em que atuamos”, conclui.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULARES